Grupo Pão de Açúcar, o maior cliente da ADP no mundo, melhora eficiência com a terceirização do seu RH

 

Projeto desenvolvido para a maior empresa varejista do Brasil, com 140 mil empregados, reduziu a administração dos benefícios de 10 dias para 48 horas.

 
 

Contando com uma força de trabalho de 140 mil profissionais alocados em mais de duas mil lojas em todo o Brasil, o Grupo Pão de Açúcar – maior empresa varejista e de distribuição do país - tinha como desafio modernizar e otimizar a gestão de seu departamento de Recursos Humanos. O objetivo era prepará-lo ainda mais para o crescimento da companhia, garantindo compliance, agilidade das operações e conformidade com normas e exigências da legislação brasileira. Para suportá-lo nesse processo, o Grupo Pão de Açúcar contou com a expertise da ADP, líder global de Gestão do Capital Humano.

Para Antônio Salvador, vice-presidente de RH e Gestão do GPA, a decisão por terceirizar a gestão do departamento de Recursos Humanos veio da necessidade de revisitar e otimizar os processos adotados, como forma de entregar mais eficiência e agilidade à área. “Nosso RH possui desafios claros, como o alto turn over, busca por mais produtividade, redução dos custos e preparação de novos líderes. E, apesar de importantíssimos, se olharmos sozinhos para esses pontos vamos perder nosso principal foco de negócios, que é garantir a excelência do serviço prestado aos nossos clientes. Por isso eu acredito e invisto no outsourcing, principalmente quando na outra ponta temos um parceiro como a ADP, altamente especializado, que conhece a fundo nosso mercado e entrega real valor para seus clientes.”.

 
 
 

Benefícios da solução

Com o projeto implementado pela ADP, os processos do departamento de RH do GPA foram totalmente automatizados por meio de soluções que imprimem ganhos de produtividade significativos, reduzindo o tempo de execução das atividades relacionadas à folha de pagamento, otimizando a capacidade da área, garantindo o controle operacional e o gerenciamento da administração de pessoal com autonomia, flexibilidade e compliance. 
 
 
 

O projeto se iniciou há dois anos e já apresenta resultados expressivos. Entre os principais benefícios estão a padronização dos processos e a melhoria na gestão de todo o capital humano da companhia. “Nosso departamento de RH possui 1.500 profissionais que gerenciam 140 mil empregados, administram cerca de 400 mil vidas no plano de saúde, lidam com 500 sindicatos, gerenciam cerca de mil mulheres que saem de licença maternidade todo mês. Contratamos de 3 a 4 mil profissionais mensalmente e, para que cada um desses empregados inicie suas atividades, é preciso preparar documentação, enviar e armazenar informações, preparar protocolos, liberar benefícios, tudo de forma muito rápida. Ou seja, trata-se de um universo complexo de números superlativos.”, reforça o executivo.

Salvador ressalta ainda que um dos resultados já sentidos pelo GPA foi a redução do tempo da liberação dos benefícios, como vale-transporte e vale-alimentação que passou de 10 dias para 48 horas. “Este fator impactou diretamente a produtividade do Grupo reduzindo faltas, uma vez que, se o vale-transporte não estiver liberado no dia correto, o profissional muitas vezes não tem como se locomover até o trabalho.”.

Para Cesar Marinho, vice-presidente sênior e general manager da ADP na América Latina, é uma enorme satisfação ter um cliente do porte do Grupo Pão de Açúcar, empresa reconhecida mundialmente. “Temos uma equipe de aproximadamente 102 profissionais especializados e totalmente dedicados aos negócios do GPA, maior cliente da ADP no mundo. A ADP tem em seu DNA a excelência do atendimento e a garantia de entrega de bons resultados e assim trabalhamos para o GPA há cerca de dois anos e continuaremos trabalhando com total foco para que essa parceria se estenda por muito tempo.”.

 

Video Case GPA

 

 

Preparada para o futuro

 

Preocupado em manter as operações do GPA em conformidade com as exigências da legislação trabalhista do Brasil, Antônio Salvador considera o conhecimento e a expertise da ADP como fundamentais para o sucesso da parceria. “Não olho a ADP como fornecedor, mas como parte importante da minha cadeia de valor. Por atuar globalmente e atender milhares de empresas de diversos portes e segmentos, a ADP acompanha as principais tendências do mercado e seus profissionais trazem insights importantes, se antecipando e garantindo, a qualquer sinal de mudança, que estejamos sempre de acordo com as normas.”.

Um exemplo dessa realidade é o eSocial, projeto do Governo Federal que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações que integre, em um Ambiente Nacional, dados sobre os empregados na Previdência Social, Caixa Econômica Federal, Receita Federal e Ministério do Trabalho. “A implementação do eSocial foi imperativo para nossa decisão de atualizar nossa tecnologia, uma vez que requer níveis sofisticados de gestão. Hoje sabemos que temos um parceiro especializado cuidando disso, o que nos dá uma grande tranquilidade.”, finaliza.